terça-feira, 3 de novembro de 2009

Quem foram os maias?


Os Maias habitaram uma região que abrange o sul do México, Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras. Os primeiros indícios da civilização Maia ocorreram há 3.000 anos. Mesmo com uma economia predominantemente agrícola os mais são considerados os detentores da mais sofisticada e bela arte do Novo Mundo antigo. Além de construírem edificações notáveis como palácios, pirâmides, templos e observatórios astronômicos.

Antes da chegada dos espanhóis os maias foram incorporados pelo Império Asteca, por volta do século XV. Em 1519, o explorador espanhol Hernán Cortez iniciou a conquista do território asteca, que incluía também as antigas terras dos maias. Apenas em 1697 a última cidade foi subjugada pelos espanhóis, devido a forte resistência. A cultura maia clássica entrou em decadência nos os séculos VIII e IX.

Os maias desenvolveram uma escrita hieroglífica, semelhante a usada no Egito. Na matemática possivelmente desenvolveram o conceito do "zero" séculos antes do Velho Mundo. Na astronomia mapearam as fases e cursos de diversos corpos celestes, especialmente da Lua e Vênus. O calendário Maia é considerado um dos mais precisos de todos os utilizados.


O que é o Calendário Maia?

O calendário Maia é um sistema de calendários distintos usados pela civilização maia e por alguns povos atualmente nas regiões montanhosas da Guatemala.

Segundo alguns pesquisadores o fim do calendário de longa contagem dos mais ocorrerá em 21 de dezembro de 2012.

O significado desta data prevê o término do ciclo atual do baktun do calendário de longa contagem em 2012. A especulação sobre esta data pode ter iniciado com a publicação do livro do arqueólogo norte-americano Michael D. Coe, que sugeriu inicialmente a data de 24 de dezembro de 2011, que seria revisada mais tarde para 23 de dezembro de 2012 como o fim da civilização.

Outros especialistas da civilização maia discordam desta interpretação apocalíptica. Eles argumentam que a data corresponde apenas à restauração do calendário, assim como o calendário de longa contagem não termina nesta data.

Os maias tinham uma concepção diferente da estrutura européia de tempo e espaço. Para eles, tempo e espaço eram unidos e não estão em linha reta, mas em ciclos que se repetem. Este conceito se chama Najt e é representado graficamente por uma espiral.

A previsão do futuro para os maias poderia ser vista ao descobrir o passado e transportar os eventos para um ciclo futuro. Os mais utilizavam mais de um calendário. O calendário Tzolk'in de 260 dias, o calendário Haab de 365 dias, o calendário redondo e o calendário de longa contagem. Não se sabe ao certo a origem exata do calendário Tzolk'in. Uma das teorias é que o calendário de treze meses de vinte dias é baseado em dois números importantes para os maias, 13 e 20, que multiplicados dão 260 dias, número aproximado da contagem de dias entre o período menstrual e o nascimento de um ser humano. Este calendário era utilizado para eventos religiosos e cerimoniais.

O calendário solar era chamado de Haab com normalmente 18 meses de 20 dias (mais cinco dias sem nome). Este calendário era usado para atividades agrícolas e previsões de fenômenos meteorológicos.

Os mais também utilizavam a combinação deste dois calendários, chamado de Calendário redondo. Isto porque nem o Tzolk'in, nem o Haab mediam os anos. O ciclo inteiro do calendário redondo (quando os dois calendários se completavam) era fechado a cada ou 18.980 dias ou 52 anos aproximadamente, acima da esperança de vida média da época. Quando ocorriam estas datas formavam-se grandes agitações entre os maias.

Como o calendário redondo media apenas 52 anos foi necessário criar o calendário de longa contagem.

Os dias maias se chamam k'in. 20 k'ins eram conhecidos por winal ou uinal. 18 winals são igual a um tun. 20 tuns formam um k'atun. 20 k'atuns equivalem a um b'ak'tun.

O calendário de longa contagem identifica uma data contando o número de dias da data de criação maia (4 Ahaw, 8 Kumk'u ou 11 de agosto de 3.114 a.C. do calendário gregoriano). O calendário maia não utiliza o sistema decimal, mas baseado no número 20, exceto para os winals que são 18.

Exemplos de datas:Calendário Maia - Subdivisões - Dias - Anos solares0.0.0.0.1 - 1 K'in - 1 - 1/3650.0.0.1.0 - 1 Winal = 20 K'in - 20 - 1/180.0.1.0.0 - 1 Tun = 18 Winal - 360 - 10.1.0.0.0 - 1 K'atun = 20 Tun - 7.200 - 19,71.0.0.0.0 - 1 B'ak'tun = 20 K'atun - 144.000 - 394A contagem longa é, portanto, um grande ciclo de 13 baktuns (aproximadamente 5.126 anos), que segundo alguns estudiosos termina em 21 de dezembro de 2012.
Fonte: http://www.fimdomundo2012.com/profecias-2012/calendario-maia-2012.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário