sábado, 28 de novembro de 2009

Gratulon!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Ho! Bonege!



Senado aprova: Esperanto pode ser disciplina optativa nas escolas

Em 15/09, o site do Senado Brasileiro anunciou em sua página de comissões (Educação) sobre o ensino do Esperanto como matéria optativa, com o seguinte texto:

O esperanto - língua artificial criada para facilitar a comunicação internacional - passará a constituir "componente curricular facultativo" da grade escolar do ensino médio, segundo o Projeto de Lei do Senado (PLS) 27/08, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que foi aprovado nesta terça-feira (15), em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE).

Segundo o projeto, que teve como relator o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), a oferta da disciplina só será obrigatória caso haja demanda que a justifique. Em seu voto favorável, o relator observou que a universalização do conhecimento do esperanto "pode representar um fomento à paz entre as nações".

Votaram contra o projeto os senadores Gerson Camata (PMDB-ES) e Roberto Cavalcanti (PRB-PB). Segundo Camata, trata-se de um "projeto inútil", pois quem aprender o esperanto não terá com quem praticar a nova língua.

Essa é uma decisão histórica a favor do uso e divulgação da língua internacional Esperanto. A UNESCO/ONU por duas vezes, em 1954 e confirmada em 1985, solicitou aos seus estados-membros que divulgassem e ensinassem o Esperanto em suas escolas, como veículo de melhoria da compreensão entre as nações, como um meio pacífico de que os povos se relacionassem. O Senador Cristovam Buarque, um grande nome ligado a boa educação nesse país, tomou a dianteira dessa importante medida no Brasil. Vamos torcer para que o bom senso e o pacifismo mundial sejam brindados com aculturamento de nossos alunos, que certamente terão mais respeito pelos demais povos e nações. Sem polarizações econômicas, o Esperanto sabe levar respeito ao outro, a igualdade e a democracia tanto esperada na humanidade.

As repercussões em órgãos da imprensa na internet foi imediada. A revista ÉPOCA já relatou a medida em um texto bem equilibrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário